3 dicas para escolher o melhor estofado. Leave a comment

O sofá é um móvel que faz toda a diferença para um lar. Isso porque, além do conforto, o seu design influencia muito no ambiente. Portanto, escolher um estofado nunca é uma decisão fácil, afinal, há diversas opções, bem como características que devem ser analisadas. 

Pensando nisso, para ajudar você a tomar a melhor decisão, reunimos as 3 principais dicas que você precisa saber antes da compra. Vamos lá?!

1. Avalie o ambiente em que o sofá será utilizado

Na hora de escolher o sofá ideal, o primeiro passo é determinar o local em que ele será instalado. Isso porque, o ambiente influencia na sua finalidade, estilo, nas dimensões e no próprio posicionamento. 

Um estofado para uma sala, por exemplo, deve ter como prioridade o conforto. Desse modo, a maciez, a profundidade e até a capacidade de ser alongado por uma chance se tornam características importantes. como podem ser encontradas nesses modelos:

Categorias

  • contrapartida, para um escritório comercial, essas características não são tão determinantes em comparação ao estilo e materiais. Uma vez que os sofás muito profundos e mais macios podem tornar mais difícil o ato de assentar e se levantar.

Por fim, para um quarto de hóspedes ou para residências que precisam de mais uma cama para receber as visitas, o foco pode ser a funcionalidade. Portanto, os sofás-camas se tornam mais versáteis para atender essa condição.

2. Meça o espaço 

Um erro muito comum é ignorar essa dica e adquirir um sofá mal dimensionado para o ambiente escolhido. 

No pior dos casos, ele não caberá no espaço e acabará precisando ser devolvido para uma troca. Nessa situação, podem surgir novos problemas, como não ter outro modelo de sofá interessante na mesma loja ou mesmo ter variações de preços que deixem a aquisição mais “salgada”.

Sabendo disso, permita que a fita métrica seja a melhor ferramenta antes de sair comprando o estofado.

3. Atente-se ao material e às cores

As cores e o material do sofá também são muito relevantes para o estilo da sua decoração. Isso porque, o sofá pode ser o protagonista ou um importante complemento para a composição do ambiente. Mas para que isso ocorra, é necessário ter em mente que o tom e o material devem fazer sentido. 

Uma dica interessante é tentar associar por semelhança ou por contraste. Ambos os métodos são bem intuitivos, veja: 

  • para realizar a associação por semelhança, basta escolher com base nos tons e materiais do ambiente. Assim, em uma decoração com tons terrosos, cabe a escolha de um sofá que siga a mesma paleta. Nesse estilo de decoração, também é recomendável a escolha do veludo como tecido, que pode combinar muito com cortinas, almofadas, entre outros itens;
  • para realizar a associação por contraste, no entanto, é preciso escolher um tom que se destaque na paleta de cores do ambiente. Nesse caso, pode ser o tom mais vívido da paleta ou o tom oposto. Para uma decoração escandinava, por exemplo, um sofá preto ou marrom combinará perfeitamente em um cômodo que tem o branco como a cor predominante.

Agora que você já sabe as principais dicas para escolher o sofá ideal para o seu lar, faça uma excelente escolha. Esperamos ter contribuído nesse processo de decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a fabi!
Envia via Whatsapp